top of page

A terapia do riso é alternativa e funciona para melhorar o humor dos pacientes, descontraindo e trazendo alegria em viver.

​

Consiste em distrair o paciente com brincadeiras, jogos, piadas e historias que o faça “esquecer” por um momento de seus problemas, desligando-se da parte que o faz sofrer, e relembrando das coisas boas que existe, como o da infância e da família. Despertando a aspiração pela vida e pela vontade de continuar á lutar.


O Riso tem efeito efetivo na saúde, pois desperta o sistema cardiovascular, melhorando o sistema respiratório, a oxigenação sanguínea, o sistema imunológico e estimula o cérebro na liberação de substâncias benéficas ao nosso corpo reduzindo o estresse. Rir parece ser tão benéfico quanto 30 minutos de exercícios físicos feitos três vezes por semana, é o que afirmam estudos já realizados.

 

Na risoterapia ocorre um bem estar tanto físico, quanto mental, facilitando um processo de relaxamento, contribuindo para um aumento da capacidade de sentir, amar e a sermos mais criativos. Risoterapia é um “instrumento de cuidado”, porém uma terapia complementar e que não tem nenhum custo, uma vez que os “doutores palhaços” vão aos hospitais voluntariamente.


Sorrir ou rir é agradável e faz bem. Tudo fica cor-de-rosa porque o riso relaxa o corpo e a mente, fortalece as defesas orgânicas, melhora a circulação e pressão arterial e libera “endorfinas”, que promovem uma sensação de bem-estar geral. Enfim, rir é saudável.

LAMBERT, Terapia do Riso (1999.p22)

​

Não existe nem uma preparação para receber a terapia; os pacientes, equipe médica e demais funcionários podem sorrir, rir e gargalhar quando quiserem, e isso acontece nas alas, nos quartos, e nos corredores por onde os palhaços passam e também onde eles não passam.

 

“Passamos, deixamos um aroma pelos corredores, respira e sente quem quer.”

Giba Rizzo

Fundador dos Amigos do Nariz Vermelho

Dono do personagem Palhaço Ozzorio

O que é RisoTerapia ? 

bottom of page